Home Contato Sobre Mim Selinhos Sobre o Blog
0

Mamãe precisa desligar

Cada vez mais me encontro envolvida em multitarefas em minha vida cotidiana. Sempre tento  quase nunca consigo cumprir de forma satisfatória fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Abro a correspondência e converso com a mãe ou o marido de uma só vez! Divido diálogos entre o telefone e as pessoas da casa. Abro e-mails ao mesmo tempo que acesso a pataforma de um curso de pós -graduação que faço à distância. Planejo as aulas do dia seguinte enquanto penso nas contas a pagar.
A tirania da urgência consome a nossa vida. Passamos o dia correndo de uma tarefa para a outra, e algumas vezes me ponho a pensar: " Será que tudo isso vale a pena?"  ou "Estas coisas que estou realizando realmente farão uma diferença duradoura?"
Por conta desta rotina estabelecida, hoje cheguei em casa e , numa correria de fazer uma coisa e outra, percebi que a cada canto da casa que ia a Ana Letícia estava atrás de mim, como uma sombra.
Entendo que ela está na idade de fazer isso, mas também percebi que em parte este comportamento deve-se a uma falta de exclusividade em dar-lhe atenção. E por isso as perguntas acima se fizeram pertinentes em meu pensamento.
Sempre me esforço para ser uma mãe presente. Mas também tenho outras tarefas a cumprir, e é justamente neste ponto que a falta de administração impera . Tento fazer tudo de uma vez, inclusive dividir a atençao da pequena com as tarefas cotidianas. Tudo ao mesmo tempo agora!
Então, tomei como meta tentar entrar nos trilhos.
No Curso de Formação de Gestores que estou fazendo, aprendi uma tabelinha simples e eficiente. Chama-se Matriz GUT, e serve para priorizar problemas a serem tratados.


http://sandrocan.files.wordpress.com/2008/12/matriz-gut.jpg


A GUT classifica os problemas de acordo com três variáveis:
Gravidade - qual o impacto do problema. Impacto pode se referir a imagem, prejuízo financeiro, saúde, segurança e meio ambiente (SMS), etc.
Urgência - refere-se ao prazo. Pergunte: a resolução do problema pode esperar ou deve ser feita imediatamente?
Tendência - é a chance do problema se tornar ainda maior, quanto mais o tempo passar maior ficará o problema.
A escala é crescente sendo, em geral, de 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores.
Depois que selecionamos o que pretendemos resolver, atribuimos valores , de acordo com esta matriz, e daí teremos a real noção daquilo que deve ser feito primeiro. Sem perda de tempo, sem maiores estresses.
Vou começar amanhã.
Espero que dê certo. Depois volto aqui para contar como foi.
:)


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...